BlogGoogle

Nomenclaturas e termos do Google Adsense

O Google Adsense é muito popular devido ao fato de ser um programa para ganhar dinheiro online.

A receita gerada pelo Google Adsense se dá por base em clique ou impressão. Descreveremos neste artigo, os principais termos desse programa.

1º Termo: Cliques

Clique representa o número de vez que um anúncio foi clicado em determinado período do relatório.

2º Termo: Impressão

Impressão significa quando um item específico é visualizado através do seu site. Podendo ser apenas uma página, um anúncio individual ou um bloco de anúncios.

Sendo assim, essas impressões são classificadas por três tipos:

  • Visualizações de página
  • Impressão de anúncio
  • Impressão de página

3º Termo: Visualização de página

A visualização de página é contada pelo Google, sempre que um usuário visualiza uma página que exibe anúncios.

Independentemente de quantos anúncios são exibidos na página, apenas uma visualização é contabilizada por cada página.

Por exemplo, uma post exibe três blocos de anúncios, mas é visitado 5 vezes, sendo assim, 5 visualizações serão contadas.

4º Termo: Impressão de página

As impressões de página são geradas sempre que um usuário visualiza a página na qual exibe anúncios.

Mesmo que uma página contenha mais de um anúncio, as impressões deles são calculadas separadamente.

Nota-se que visualização de página e impressão de páginas são bem semelhantes.

5º Termo: Impressão de anúncios

As impressões de anúncios são geradas sempre quando um anúncio individual é exibido pelo seu site.

Exemplificando, caso uma página contenha três blocos de anúncios, mas for visualizada sete vezes, você obterá 7 visualizações de páginas e 21 impressões de anúncios.

Uma consulta é entendida como uma solicitação a ser enviada para o Google, a fim de exibir um bloco de anúncio.

Vamos falar agora, sobre os detalhes mais específicos, confira:

1º Detalhe específico: Taxa de cliques (CTR)

A CTR significa “Taxa de cliques”, que representa o número de cliques dos anúncios, dividido pelo número de impressões, consultas recebidas ou visualizações de páginas.

Dessa forma podemos entender que existem três tipos de CTR:

  • CTR de anúncio
  • CTR de consulta
  • E CTR de página

Para calcula-las, siga as formulas abaixo, colocando as informações devidamente em seu lugar.

regras do termos CTR

Exemplo: Supondo que uma página tenha recebido 200 visualizações e os anúncios tenham sido clicados 7 vezes.

Portanto, a regra a ser utilizada é:

regras do termos do google

CTR= (7/200) x 100%

CTR= (0,035) x 100%

E CTR= 3,5%

2º Detalhe específico: Custo por clique (CPC)

O CPC é o valor que você ganha sempre que um usuário clica sobre seus anúncios. O CPC dos anúncios é determinado somente pelos anunciantes.

CPC pode ser entendido como palavra-chave específica, considerando que cada palavra chave tem seu valor de CPC diferente.

Para pesquisar o valor de preço de cada palavra chave, use o Google Adwords.

3º Detalhe específico: Custo por mil (anúncios CPM)

CPM nada mais é do que o custo a cada mil impressões. Anúncios exibidos em CPM tem um preço único para cada mil exibições dele.

Sendo você um editor, sua receita tá garantida quando um anúncio de CPM for exibido em suas páginas e eles forem visualizados pelo seu público.

4º Detalhe específico: Receita por mil impressões (RPM)

RPM é um dos recursos de relatório e não representa quanto um editor lucrou.

RPM de página ou anúncio, é a estimativa em dólar que o editor pode ganhar a cada 1.000 impressões recebidas.

regras do termos RPM

Sendo assim, se um editor ganhou USD 15 e recebeu 3.000 impressões de página, o RPM é USD 5.

Um RPM pode ser classificado em três tipos, são eles:

  • RPM de anúncio
  • RPM de página
  • E RPM de consulta

regras do termos do google

E aí, gostou das dicas deste artigo? Compartilhe com seus amigos que estão se iniciando no Google Adsense também, com certeza eles vão se beneficiar dessas dicas!

Dica: Salve as imagens deste artigo em seu celular ou o link desta matéria, assim que precisar calcular é só dar uma olhadinha na galeria de fotos!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo